A Válvula de Retenção é um mecanismo de grande importância no controle do refluxo. De forma automática, garante o escoamento do fluxo num único sentido e não permite que ele retorne.

A energia utilizada para desempenhar esta função vem do próprio fluido, o que dispensa a ação do homem ou de qualquer outro mecanismo para funcionar.

É bastante utilizado com gás de carvão ou de óleo em temperaturas altas ou baixas, além de ar e vapor.

 

 

Tipos de Válvula

 

1 –Tipo Portinhola:

São ideais para aplicação em líquidos, em tubulações industriais de gazes e líquidos e sistemas de água. É muito durável e apresenta baixo custo de manutenção.

 

 

2 –Tipo Pistão

Usadas em linhas de recalque de bombas.

 

3 –Tipo Dupla Portinhola:

Usada em aplicações onde a perda de uma carga ocasionada por uma válvula de retenção de outro tipo seria muito grande. Isso gera uma perda de carga menor.

 

 

A manutenção das Válvulas de Retenção

Em geral, as Válvulas de Retenção são instaladas logo no início das tubulações, entre a saída da bomba e o registro. Elas protegem as bombas contra golpes bruscos, que são resultado na cessação da passagem de água, por algum problema mecânico ou por falta de energia elétrica.      

Para realizar uma perfeita manutenção das Válvulas de Retenção, é necessário paralisar o bombeamento e fechar os registros para cessar a passagem do fluxo.