Válvulas são dispositivos utilizados para estabelecer, controlar e interromper o fluxo nos encanamentos.

A válvula agulha tem esse nome por possuir um obturador em forma de cone que possui a ponta bastante fina, com aspecto de uma agulha. A função da válvula agulha é permitir a passagem de fluidos, gases, vapores e normalmente são utilizadas em linhas de diâmetros pequenos.

Os materiais dos quais são fabricadas as válvulas são de diversos tipos e formas, como:

  • Extremidades com rosca macho;
  • Extremidades com roscas fêmeas;
  • Extremidades com roscas macho / fêmea;
  • Extremidades com porca e anilha para tubos.

As válvulas agulha são muito utilizadas nas indústrias, e para cada utilização elas são fabricadas com configurações adequadas. Um exemplo é a com agulha giratória, ou para montagens em painéis.

Existem vários tipos de válvulas agulha, algumas são especialmente fabricadas para a indústria petroquímica.

Uma das válvulas mais utilizadas pelas indústrias são as válvulas agulha para altas pressões. Elas são fabricadas com barras de material laminado e extremidades projetadas para estas pressões ou com aço inoxidável ou aço ligado.

 

 

 

 

Existem varias válvulas que possuem aplicações parecidas; entretanto, cada tipo de válvula é destinado para uma finalidade. Existem até cursos para que o usuário aprenda a identificar cada uma, onde se aplicam e como fazer a manutenção.

Numa área industrial as válvulas podem representar até 15% de toda instalação, porém dependendo do tipo e tamanho da indústria, essa porcentagem pode aumentar.