A Válvula possui como sua função principal o controle automático e contínuo do processo, e é utilizada para vários fins, como:
• Serviço de liga-desliga;
• Prevenção de vazão reversa;
• Controle e alívio de pressão;
• Limitação de vazão;

Existem diversos tipos de válvulas que, às vezes, nem sabemos a utilidade, não é verdade? Uma delas é a Válvula Gaveta.
A Válvula Gaveta possui como sua principal característica a sua mínima obstrução à passagem do fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência, com uma perda de carga quase insignificante.
Isto é possível porque o seu sistema de vedação atua perpendicularmente à linha do fluxo. Normalmente, a Válvula Gaveta é empregada em processos onde não se necessitam operações frequentes de abertura e fechamento.
Esse tipo de válvula possui grande variedade de aplicações. Seu funcionamento é através do deslizamento de um disco ou cunha por dentro do fluxo do fluido.
O acionamento do disco é similar ao acionamento de uma gaveta no armário: o disco entra no fluxo do fluido e bloqueia-o; sai do fluxo e permite fluir. Válvulas Gaveta deverão ser utilizadas somente como válvulas de bloqueio, e deverão permanecer na posição completamente abertas ou fechadas.
Válvulas Gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste aumentada ou não ascendente. As hastes ascendentes nos mostram a indicação visual da posição da válvula. A haste é anexada à gaveta; por isso elas sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é utilizada.
As válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se desloca para cima ou para baixo da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste. Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

Dentre as principais vantagens desse tipo de válvula podemos citar:
• Estanques para qualquer tipo de fluidos;
• Permitem fluxo nos dois sentidos;
• Passagem desimpedida quando totalmente aberta;
• Construção em ampla gama de tamanhos;
Na Unival você encontra as melhores válvulas que existem no mercado. A Unival sempre prioriza as solicitações dos seus clientes para melhor atendê-los, acima de qualquer circunstância. Por isso você não pode deixar de se tornar um cliente Unival.