Existe uma palavra do vocabulário que é unanimidade entre clientes e fornecedores de qualquer produto: qualidade. Uma estrutura industrial ou instalação residencial exige peças de alta funcionalidade e características próprias. No setor de válvulas e conexões isso não é diferente.

Trabalhar com boas peças e instrumentos pode fazer toda a diferença no resultado final de uma obra ou manutenção. Nesse contexto, um dos itens mais importantes e necessários para um sistema de tubulação são os flanges. Você sabe qual é a função destes acessórios? E quais são os principais tipos de flanges do mercado? Confira um resumo geral sobre esse produto tão indispensável!

Flanges

Flanges são elementos que unem dois componentes de um sistema de tubulação. Geralmente são unidos por parafusos e montados em pares, permitindo também o desmonte sem operações destrutivas. Sua função básica é vedar a conexão e não permitir que fluidos escapem da mesma.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os variados tipos de flanges disponíveis no mercado!

Flange Cego

Flange cego é o tipo mais popular que pode ser encontrado no mercado. Ele não possui um furo no centro e é usado principalmente para extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura.

Usado para fechamento de linhas e seções flangeadas, ele pode ainda ser empregado sob diversas condições de temperatura e pressão.

Flange com pescoço

O tipo flange com pescoço é projetado para transferir tensão para a tubulação. Isso reduz a concentração de pressão em sua base. São conhecidos pelo seu pescoço cônico e resistência à deformação.

Possuem extremidade chanfrada, favorecendo solda de topo e ensaio de radiografia na linha. É utilizado para variadas condições de pressão e temperatura devido à sua estrutura e, por isso, são elementos conhecidos de vedação no mercado.

Flange Lap-Joint

O flange lap-joint também é conhecido como flange solto e sua utilização é feita com um cômodo à inserção stub-end, aplicado em tubulações que requerem desmontagem frequentes. Podem girar e permitem fácil alinhamento dos furos.

Esse flange é empregado em montagens de linhas que fazem uso de pestanas e não estão sujeitos à corrosão pelo fluido, por serem fabricados em aço carbono.

Flange Orifício

É o mais utilizado pela indústria de montagem de placas de orifícios. Os orifícios destes flanges são empregados para medir a vazão dos líquidos e gases que passam na tubulação. Comparado a outros tipos, ele oferece uma vantagem que é a existência de parafusos adicionais para facilitar a separação dos flanges para inspeção ou manutenção da placa.

Flange Roscado

É um dispositivo econômico, de fácil montagem, utilizado em diferentes aplicações industriais. Pode ser unido ao tubo sem a necessidade de soldas e seu uso é mais adequado em médias pressões e temperatura ambiente.

Flange Sobreposto

É um tipo de flange que desliza sobre a tubulação antes de ser soldado. Ideal para aplicações de baixa pressão, não permitindo ligação direta com conexão tubular, nem ensaio de radiografia na linha. Precisa de solda do lado interno e externo. Pode ser utilizado em diversas temperaturas e pressão moderada.

Flange Soquete

O flange soquete, empregado em diversas indústrias como petróleo, gás natural, etc., pode ser operado em qualquer condição de temperatura e pressão moderada, mas em severos gradientes térmicos, sua utilização não é recomendada.

Raquete

Este estilo de flange é instalado na tubulação para obter um bloqueio rigoroso dos fluídos. São empregados até mesmo no lugar de válvulas para locais onde o bloqueio precisa ser realizado periodicamente.

A Unival, uma das principais empresas fornecedora de válvulas e conexões no Brasil, possui uma vasta gama de flanges. Que tal conversar com nossos profissionais para conhecer as funcionalidades e especificidades de todas as peças? Entre em contato conosco!