A válvula gaveta é uma peça muito utilizada no ramo industrial. Para os trabalhadores da indústria, acostumados com maquinários, ferramentas e equipamentos típicos deste ramo, a válvula gaveta faz parte das válvulas manuais de bloqueio. Basicamente, é uma peça essencial para abrir/fechar, romper/fluir.

Uma das principais características deste componente é sua eficiência, já que apresenta rápida resposta ao trabalho e de maneira sistêmica, sem interrupções ou deformações no fluxo liberado quando a válvula está aberta.

Como manusear a válvula gaveta

A válvula gaveta não pode ser considerada um equipamento frágil, mas requer manuseio mais delicado, com firmeza, mas sem exageros. Não por acaso, é muito comum que as válvulas gaveta sejam encontradas em sistemas/equipamentos em que não é necessário o uso constante, o que poderia reduzir a durabilidade da peça.

Saiba mais sobre as vantagens da válvula gaveta

Simples, eficiente, bom custo benefício e multifuncional, a válvula gaveta é uma peça que faz parte da rotina industrial por conta de suas qualidades evidentes. Por ser utilizada para controle e liberação de fluxo, é muito importante que não haja bloqueios ou variações quando ela está aberta ou fechada. Isso significa que sua resposta é uniforme quando está aberta ou fechada.

É um tipo de válvula versátil, que pode ser utilizada para obstruir todo tipo de fluido, e serve para o trabalho de muitos setores industriais.

Muitos não sabem, mas a válvula gaveta pode ser projetada para sistemas de tamanhos diferentes, e, sendo assim, atende perfeitamente equipamentos pequenos, médios e grandes. É uma válvula de fluxo para os dois sentidos, o que aumenta a sua funcionalidade.

Quais normas padronizam as válvulas gaveta?

As válvulas gaveta são construídas de acordo com critérios técnicos, e testadas de forma padronizada. As normas que normalmente baseiam a fabricação e a qualificação do resultado final são:

  • API 600;
  • API 598;
  • ASME 16.34.

Por que devo utilizar a válvula de gaveta em minha linha?

Segurança, uniformidade, estabilidade, resposta, controle e bloqueio absoluto são algumas das qualidades que os sistemas e equipamentos que utilizam válvula gaveta adquirem. Pelo fato de oferecer resposta satisfatória para todos os tipos de fluido, a válvula gaveta é fácil para o trabalho, e torna-se uma peça indispensável, pois bloqueia e libera fluidos brutos e água.

Quando o equipamento em questão é a válvula gaveta, a decisão é do cliente, já que o equipamento pode ser construído sob medida para atender a necessidade de cada empresa e contribuir especificamente para cada projeto, atendendo os objetivos perfeitamente.

O equipamento é projetado para funcionar na indústria, setor que exige precisão e qualidade. A válvula gaveta é totalmente confiável: se está aberta libera totalmente o fluxo, e quando fechada interrompe definitivamente a passagem do mesmo.

Estrutura da válvula gaveta

A estrutura da válvula gaveta é reforçada para suportar a variedade de pressão que predomina nos tipos de fluidos do setor industrial. As válvulas são montadas com gaveta, haste, castelo, volante, corpo e sede.

O obturador da válvula possui faces paralelas e a haste segue o movimento da conexão. A gaveta, ou seja, o obturador do equipamento, deixa as hastes se movimentarem quando o operador faz o movimento de abrir e/ou fechar.

A peça funciona de forma perfeita, tem um sistema de engenharia completo e que não apresenta erros, e é considerada de alta durabilidade, desde que usada corretamente.

A Unival é uma empresa consolidada no ramo de válvulas e conexões e oferece as melhores válvulas gaveta do mercado. Entre em contato com a equipe de atendimento e informe qual tipo de válvula gaveta você precisa para o seu projeto!

Comentário pelo Facebook