Os flanges com pescoço são peças projetadas e produzidas para integrar sistemas de tubulação. Os componentes têm a finalidade de transferir tensão para as tubulações e, dessa maneira, reduzir o excesso de pressão que ocorre na base do próprio flange.

O flange com pescoço é um dos componentes de tubulações mais eficientes do mercado. Para funcionar de forma correta, ele precisa receber solda em forma de circunferência em sua área de pescoço. Este procedimento é muito importante, pois torna mais fácil a execução de exame de solda por meio de raio X.

O flange com pescoço possui algumas características muito interessantes:

  • Resiste à pressão e tensões frequentes das tubulações;
  • Diminui a ocorrência de erosões e choque de forças das tubulações;
  • É adequado para integrar tubulações que trabalham com qualquer volume de pressão e variação de temperatura.

Existem alguns tipos de acabamento que são comuns nos flanges, que respeitam normas específicas como a ASME/ANSI 16.5, que se refere ao volume de pressão:

  • Acabamento de ranhura chamado de stok finish ou standard;
  • Acabamento de ranhura espiral ou spiral serrated;
  • Acabamento de ranhura smoth finish;
  • Acabamento de ranhura concêntrica ou concentric groove.

Como checar a qualidade do flange com pescoço?

O flange com pescoço é uma peça que deve ser forte, irreversível e extremamente reforçada. Como serve para suportar pressão em tubulações, o flange é um tipo de peça feita a partir de aço industrial e, por isso, não pode ser vítima do excesso de força que ocorre dentro das tubulações e não pode deixar o aço distorcido.

O flange é fácil de ser isolado, pode ser utilizado adequadamente em sistemas onde a pressão é variada e intensa, sustenta temperaturas elevadas e baixas ou a variação/flutuação de temperatura interna.

O flange com pescoço também pode ser aplicado em sistemas que transportam substâncias explosivas e produtos inflamáveis. Os flanges com pescoço são indispensáveis em uma série de tubulações e, no mercado atual, apresentam ótima relação de custo-benefício.

Como são os flanges com pescoço?

Os fabricantes de flanges com pescoço, que empregam qualidade em seus processos de produção, geram peças com estruturas muito marcantes. Esses flanges possuem:

  • Robustez;
  • Durabilidade;
  • Resistência à corrosão;
  • Resistência à variação de temperatura;
  • Resistência à intensidade da pressão.

Os flanges são produzidos com a união de ligas de aço, aço carbono e aço em variação de temperatura e com ótima performance e design. Dentro dessas condições, é possível produzir flanges com pescoço ideais para a demanda dos clientes, que atendam totalmente suas necessidades e se adaptem às tubulações das encomendas.

Flanges com pescoço da Unival

A Unival Válvulas e Conexões oferece as melhores opções de flange com pescoço do mercado. A empresa se destaca pela capacidade de produção e pela qualidade empregada no processo produtivo.

Por causa do bom desempenho e da parceria criada com os clientes, a Unival é considerada uma das principais fornecedoras de flanges do Brasil. Desde 1986, a Unival trabalha com comprometimento e inovação tecnológica para disponibilizar conexões, flanges, válvulas e outros acessórios industriais para empresas de diversos segmentos, entre os quais estão metalúrgicos, siderúrgicos, químicos, petrolíferos, alimentícios e muitos outros.

Entre em contato com a Unival para saber mais sobre flanges com pescoço!