O flange solto é utilizado em larga escala em pestanas conhecidas como “stub-ends”. Nestes casos, a fixação por solda não é utilizada. Os flanges soltos são fixados através de parafuso, conectado em outro flange, de maneira que ficam “soltos”, ou seja, sem solda. Eles acabam ficando soltos na linha.

A utilização do flange solto é recomendada em alguns casos:

  • O flange solto é ideal para integrar operações em que o nível de pressão é baixo;
  • O flange solto é ideal quando o custo do sistema deve ser baixo;
  • O flange solto é ideal para integrar linhas de aço inox;
  • O flange solto é ideal para trabalhar em conjuntos com pestanas.

Mais informações sobre a aplicação do flange solto

A aplicação do flange solto pode ser considerada idêntica à do flange liso, sendo que a grande diferença entre estes dois tipos de peça está em uma característica do flange solto: ele tem ressalto em um dos lados da face da peça.

Os flanges soltos são feitos de acordo com as seguintes normas:

  • ASTM
  • ANSI
  • MSS
  • DIN

As principais vantagens do flange solto são:

  • Baixo custo;
  • Fácil fixação.

Onde o flange solto é utilizado?

O flange solto é utilizado nas tubulações industriais em todo o mundo. As peças são perfeitas para montar e desmontar tubulações, e estão presentes em uma série de projetos diferentes, complexos ou simples.

Este tipo de flange é recomendado para fazer parte de tubulações que necessitam de manutenção periódica, já que a desmontagem e montagem rápidas são facilitadores para a realização deste tipo de trabalho.

O flange solto é necessário para fazer parte de sistemas que, no futuro, podem sofrer modificações. Um nome conhecido no meio industrial para o flange solto é “lap-joint”.

Para reforçar a informação, é muito comum encontrar o flange solto aplicado em pestanas. Como possui fácil fixação, a instalação da peça não requer solda, basta a utilização de parafusos.

São considerados sistemas ideais para o flange solto aqueles onde existe a presença de fluidos em baixa pressão. Um dos maiores atrativos deste tipo de flange é seu baixo custo, em seguida vem a facilidade operacional.

Importância do fornecedor do flange solto

A escolha correta do seu fornecedor de flange solto é muito importante. A empresa deve utilizar somente matérias-primas de qualidade comprovada, que não causem impacto no meio ambiente. O fornecedor deve cumprir os prazos estabelecidos, atender rigorosamente às normas técnicas e trabalhar de maneira organizada, segura e competente.

Unival

A Unival é uma das maiores fornecedoras de flange solto do Brasil. O “lap-joint” fabricado pela empresa é utilizado em tubulações que necessitam de ágil montagem e desmontagem. O alinhamento dos furos é feito de forma muito fácil. O operador pode girar o flange solto com total praticidade.

 

O flange solto é fabricado pela Unival em aço carbono, garantindo total proteção contra corrosão provocada pelo contato com fluidos. A Unival fornece o flange solto nas especificações abaixo:

– 150 lb

– 300 lb

– 600 lb

– 900 lb

– 1500 lb

Entre em contato com a equipe de atendimento da Unival e solicite mais informações sobre flange!