A conexão de ferro maleável é um componente que integra diversos sistemas, incluindo todos os sistemas de irrigação. Sua usabilidade é ampla por apresentar características importantes, entre as quais podemos destacar:
- Versatilidade;
- Durabilidade;
Esse tipo de conexão suporta condições extremas e é ideal no caso dos sistemas de irrigação, já que os componentes são estruturados com ferro maleável. Ainda com relação à sua finalidade, é interessante ressaltar que a conexão forjada está presente em muitos sistemas hidráulicos, como os destinados aos poços profundos, por exemplo.
Principais características da conexão de ferro maleável
Como foi citado anteriormente, a conexão de ferro maleável é feita com ferro fundido. Este material, quando em estado bruto, tem em sua estrutura a presença de carbono. Quando recebe o tratamento térmico para se tornar um produto maleável, é comum que outros componentes façam parte da conexão, como:
- Grafita de recozimento;
- Ferrita;
Mesmo após esse processo, não é comum encontrar quantidade elevada ou até mesmo significativa de alguns carbonetos no componente.
Quais as propriedades da conexão de ferro maleável?
A conexão de ferro maleável possui propriedades funcionais e materiais, que se referem à sua composição e como ela reflete diretamente na forma de utilização da peça. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece as propriedades da conexão de ferro maleável, entre as quais estão:
- Resistência mecânica;
- Resistência contra corrosão;
- Resistência contra desgaste.
Aplicação da conexão de ferro maleável
As aplicações deste tipo de conexão estão diretamente ligadas à utilização do ferro maleável, empregado em quase todos os ramos da indústria. Como o setor é amplo, versátil e tecnológico, é possível encontrar a conexão em diversos tipos de sistemas, máquinas e equipamentos completos.
O que chama a atenção é que o ferro maleável é considerado um material de propriedades nobres e, por isso, é item fundamental em estruturas que necessitam de propriedades diferenciadas, fundamentais na indústria elétrica, automobilística e ferroviária, por exemplo.
Ainda no que se refere à aplicação deste tipo de conexão, suas perspectivas isométricas são sempre consideradas para uso profissional. No que se trata das perspectivas isométricas, convém pontuar os seguintes tópicos:
- A conexão de ferro maleável permite localizar, de forma antecipada, peças necessárias;
- A conexão de ferro maleável é ideal para dimensões tubulares;
- A conexão de ferro maleável é ideal para elevada quantidade de material.
É muito comum encontrar a conexão de ferro maleável em equipamentos de condução dos seguintes materiais:
- Água;
- Gás;
- Vapor;
- Óleo;
- Aplicações hidráulicas.
Normas
A fabricação das conexões de ferro maleável segue normas e padrões de conformidade estabelecidos pela ABNT e outras instituições. Veja a seguir:
- ABNT NBR 6943;
- ISO 49;
- EN 10242;
- Especificações de produção típicas da conexão Tupy.
Para saber mais sobre a Conexão de ferro maleável, entre em contato com a Unival, empresa que trabalha desde 1986 com os principais tipos de conexões e que se tornou uma das principais fornecedoras do Brasil.