Aço forjado é um tipo de aço que reúne características específicas, diferente do ferro fundido, o aço forjado tem um processo mais trabalhoso, pois é trabalhado ainda em estado sólido sob impacto.
Para que você possa entender melhor do que se trata, preparamos um resumo dos principais pontos que você precisa saber sobre o aço forjado e sua aplicação, confira:
Aço Forjado, o que é ?
Para entendermos como se obtém o Aço Forjado, precisamos voltar um pouco antes, nos lingotes.
Lingotes são pedaços de metal, que são aquecidos até o seu ponto de fusão (derretimento), e depois esfriam em moldes, geralmente com formatos de tiras, ou blocos, pois assim se torna mais eficiente o manuseio e transportes.
Esses lingotes de aço depois de já atingirem o estado sólido, são submetidos ao aquecimento novamente, para que se inicie o processo da forja do aço.
Os lingotes são aquecidos de modo que permitam que o aço adquira determinada ductilidade, que é a capacidade de ser transformado em outro formato, a partir da aplicação de força mecânica.
A partir disso, o lingote aquecido é então exposto a repetidos golpes de alto impacto, até que o metal adquira a forma desejada para a função desejada.
Qual é a principal diferença do aço forjado para outros tipos de aço ?
A principal diferença para os outros metais é que o aço tem maior dureza, e por esse motivo ele não pode ser forjado a frio.
Ainda assim, depois de ser aquecido para que atinja a ductilidade adequada para que se inicie o processo de forja do aço, ele se mantém resistente, apresentando inclusive uma resistência maior do que o ferro fundido.
Com relação aos lingotes que dão origem ao aço forjado, é importante você saber que eles são peças de tamanho considerável, e que, como mencionado anteriormente, são produzidas através do despejo do aço em um molde, que dará a forma desejada, sendo ela geralmente em tiras, ou blocos.
Outro ponto importante sobre o aço forjado é que este tipo de aço por possuir um processo de forjamento e não de fundição, possui uma estrutura mais sólida, com menos possibilidade de ter em seu corpo bolhas ou fissuras se comparado a outros tipos de aços.
Por isso o aço forjado acaba sendo uma das melhores opções em aço para a aplicação em válvulas industriais e outras aplicações, que dependam de componentes com capacidade de alta resistência em condições mais exigentes.
Vale ressaltar que, apesar de o aço forjado ter um custo mais elevado em comparação a outros tipos de metais, ele tende a apresentar um ótimo custo x benefício, isso pelo fato de que acaba entregando uma durabilidade consideravelmente superior também.
Dentre as principais características do aço forjado podemos citar:
- O processo de produção é mais caro do que o do aço fundido;
- A resistência do aço forjado é maior em relação ao fundido;
- Na forja, surge uma nova característica: a Anisotropia, que são diferentes resistências nos eixos do aço forjado;
- Com relação à capacidade de confecção, o aço forjado é mais limitado, pois como a peça é trabalhada no estado sólido, isso prejudica o tamanho do produto final.
Agora que você tem um maior entendimento sobre a aplicação do aço forjado, e quais são as suas principais características e diferenciais, entre em contato com a nossa equipe de especialistas, ou visite nosso catálogo virtual para saber mais sobre as nossas soluções em válvulas industriais!